A evolução da Internet

Se existe algo que simboliza a palavra evolução é a internet!

É verdade que o “boom” da Internet se deu nos anos 90. No entanto, ela já completou 51 anos!

Tudo começou em 1969, nos Estados Unidos. O protótipo da primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), tinha como função a troca de informações entre pessoas distantes geograficamente, a fim de facilitar as estratégias de guerra – época da Guerra Fria. E foi naquele ano que um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo no Instituto de Pesquisa de Stanford o primeiro e-mail da história!

A Arpanet pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano (ARPA - Advanced Research Projects Agency) e era uma garantia de que a comunicação entre militares e cientistas persistiria, mesmo em caso de bombardeio, já que consistiam em pontos que funcionavam independentemente de um deles apresentar problemas.

Na década de 1970, começaram a surgir os protocolos padrão da internet, mas o uso do termo “internet” só se instaurou em 1974, com a primeira publicação do TCP (Transmission Control Protocol), assinado na Universidade de Stanford por Vinton Cerf, Yogem Dalal e Carl Sunshine.

A década de 1980 foi o grande marco do início das redes baseadas em TCP/IP, conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Todos os computadores que usavam a Arpanet trocaram os antigos sistemas de pacotes pela nova tecnologia. Assim, todas as redes com o mesmo endereço de IP (Internet Protocol) poderiam se conectar, navegar pelos arquivos e trocar mensagens.

Em 1988, com a abertura da rede para interesses comerciais, começou a “popularização” de algo bem parecido com o que conhecemos hoje! Foi nessa época que surgiu a conexão via dial-up - ou “internet discada”. Também nasceram os backbones, computadores que fazem essas tarefas, e a internet no Brasil.

A inovação tecnológica já estava acontecendo de forma muito rápida. Em 1992, o cientista Tim Berners-Lee criou a World Wide Web (o “www” que é utilizado antes do domínio de qualquer site). A rede surgiu com o objetivo de ajudar a Organização Europeia em investigações nucleares, possibilitando que várias pessoas trabalhassem juntas, acessando o mesmo sistema ou documento.

Também nos anos 90, a empresa norte-americana Netscape criou um protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), que garante o envio de dados criptografados pela web, sendo o pontapé inicial da internet como a temos hoje.

A partir do enorme interesse mundial em torno desta nova ferramenta, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet". Foi neste momento que as pessoas começaram a ter PCs e acesso, ainda discado, à grande rede. A internet se popularizou ainda mais pelo mundo com o surgimento de novos browsers ou navegadores — Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx.

Com o fácil acesso aos computadores, no começo dos anos 2000, a Internet teve um crescimento ainda mais significativo. A tecnologia evoluiu e a “discada” começou a dar espaço para a banda larga e a conexão via rede 3G, bem mais rápidas. E, com o surgimento dos sites de compartilhamento de música e arquivos, vieram as primeiras redes sociais.

São mais de cinco décadas desde sua origem e, hoje, a internet conecta milhões de pessoas, mas acredita-se que muito ainda está por vir. A Internet é um mundo de grandes possibilidades!

A ideia de estar sempre conectado à Internet ganhou muita força nos últimos anos e com os tablets e smartphones, a conexão à web se tornou uma necessidade diária de boa parte da população. Por isso, tem-se a perspectiva de que o mobile tome conta, cada vez mais, do mercado, pela sua facilidade de acesso e transmissão.



- Giulia Pigatto


Fonte:

https://www.linkdesignbrasil.com/a-evolucao-da-internet-ate-os-dias-atuais/

https://blog.elsys.com.br/internet-da-origem-aos-dias-de-hoje/

https://www.google.com.br/amp/s/www.todamateria.com.br/historia-da-internet/amp/

https://www.google.com.br/amp/s/www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/internet-completa-44-anos-relembre-historia-da-web.amp

https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo